sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Irm?o Tiago,
aguardo sempre, com expectativa, a sexta para ler os " Animais ..." no entanto n?o posso estar mais em DESACORDO contigo sobre este assunto. Eu n?o me vejo a pedir aconselhamento pastoral para saber se posso ler o "Kamasutra" ou se havemos de usar chicote e cabedais porque penso que ? um assunto que s? aos casados diz respeito, mas agora que a ?tica sexual crist? n?o seja mat?ria de p?lpito?????? Ent?o o que ? que ? mat?ria de p?lpito?!?! (...) Onde est? a nossa miss?o prof?tica????? Repara que eu hoje j? n?o deliro com a pulseirinha " WWJD " mas j? houve tempo em que fiquei cheio de inveja de n?o ter uma tamb?m (...).
Mas por que ser? que n?s nos calamos e recusamos-nos a testemunhar sobre a Cosmovis?o Crist? , em todas as ?reas da vida humana, e esta evidentemente ? t?o apelativa (...)? Ademais o que ? que nos tem a ensinar o exemplo da Igreja de Corinto? Eu , de facto , s? quero ser disc?pulo de JESUS e de mais nada ou mais ningu?m. Dizes com verdade que ningu?m ? mais santo por n?o ter dado "uma queca" antes de casar. Mas Jesus tamb?m c? andou e deixou-nos um exemplo de santidade que devemos seguir e a ele, somente, prestamos contas (...).
David Emanuel da Silva Cameira

Caro David,
em bom dia te respondo - terminei a leitura do "Ensaio sobre o amor humano" de Jean Guitton, que desde j? recomendo.
Com o texto de h? tr?s semanas queria deixar claro o meu desagrado com a forma amputada com que os evang?licos pegam no corpo da castidade. Como era vis?vel nas minhas linhas, a virgindade parece-me uma quest?o de bom-senso. E dificilmente entendo o trabalho pastoral sem ele. Nessa mat?ria a frase que dizia que n?o era mat?ria de p?lpito ? ret?rica ao servi?o da ideia. Lamento que tantos evang?licos, t?o acostumados a contorcionismos apolog?ticos para prevenir que as Escrituras n?o amachuquem as suas elaboradas concep??es teol?gicas, percam a elasticidade para todos os outros escritos.
Porque gosto de usar a cosmovis?o crist? por dentro das cal?as considero que devemos ser mais lentos a desfraldar bandeiras. Custa-me a redu??o que se faz da castidade ? aus?ncia de c?pula. S? uma vis?o t?o estreita de um valor espiritual nos pode transferir o perigoso sentimento de virtude pr?pria.
Os adolescentes evang?licos pouco precisam do Manual Para A Sobreviv?ncia ? Penetra??o Fortuita. Se os ensinarmos a sobreviver sem telem?vel j? ser? um subs?dio valioso contra uma perspectiva t?o material e ensimesmada da exist?ncia. Quando se quer vender a virgindade aos adolescentes como se fosse um novo toque polif?nico, h? que ter cuidado. N?o vamos n?s ficar sem rede.
Tiago de Oliveira Cavaco