sexta-feira, abril 30, 2004

[Sem título]
Duas excepções emocionantes
Uma porção dos Evangelhos, trazida num momento particularmente frágil, e o abastado comerciante do século XII transformado num pregador despojado. Pretendendo imitar Cristo, Valdo doou então os seus bens aos pobres e mandou traduzir o Novo Testamento do latim para a língua vulgar. Tinha agora acesso, de forma clara, às palavras de Jesus e dos apóstolos. E foi com base nelas que ele e os seus seguidores saíram a pregar ao povo. A oposição não tardou (a confrontação com as Escrituras punha a nu os desvios da religião oficial). Mas os valdenses não cederam. A Palavra de Deus que os tinha transformado dava-lhes agora ânimo para resistir.
A conversão de Alexander Smith, amotinado do navio "Bounty", e último sobrevivente do grupo de foragidos que pretendeu fundar um "paraíso" nos Mares do Sul.
Depois de vários anos salpicados com homicídios, alcoolismo, traição e imoralidade, envolvendo os amotinados e os nativos trazidos do Taiti, a ilha de Pitcairn conheceu finalmente a paz, quando Smith descobriu uma Bíblia esquecida no fundo de um baú. O impacto desse encontro foi tão grande que abalou não só a sua existência mas também a de toda a comunidade. Quinze anos mais tarde, quando o primeiro navio inglês aportou à ilha, o relato que trouxe foi o de uma sociedade quase perfeita. Pessoas instruídas e honestas, conhecedoras do texto bíblico, vivendo harmoniosamente e em paz.
A regra trabalhosa
O eunuco e mordomo da rainha da Etiópia que, de regresso a casa, lia as Escrituras em voz alta, mas não as entendia. E Filipe caminhando ao seu encontro, movido pelo Espírito, metendo conversa, e explicando-lhe detalhadamente o que estava escrito. E então, só então, o eunuco, respondendo ao anúncio de Jesus, exclamou: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".
Pedro Leal