sexta-feira, março 05, 2004

[Sem Título]
“O romance pode conter passagens mais fracas. É sempre julgado pelo conjunto. O conto, não. O seu grande modelo é a parábola bíblica: prescinde de detalhes, de personagens, de diálogos, cada palavra está no seu lugar. Entendo que Kafka tenha ficado fascinado por ela.”
A afirmação pertence ao escritor Moacyr Scliar. Este brasileiro, com mais de cinquenta títulos publicados, e assumidamente longe da ortodoxia cristã, toca num ponto que os que têm a Bíblia como livro basilar muitas vezes não valorizam – a qualidade literária das Escrituras (exceptuando, talvez, as referências à poesia dos Salmos ou à crónica histórica de Lucas nos Actos dos Apóstolos).
É certo que a verdade se revela no conteúdo e não na forma. Contudo, assume profundo significado que o próprio Deus tenha tido o cuidado de “vestir” a Sua mensagem com a melhor arte.
Esta constatação sugere dois comentários.
Em primeiro lugar, a necessidade de procurar a maneira mais apurada, dentro dos limites pessoais, para comunicar o Evangelho. Isto implica, por exemplo, a música utilizada nos cultos, a arquitectura e decoração do edifício onde a igreja se reúne, o artigo para publicação num jornal. Buscar sempre a melhor forma para apresentar o melhor dos conteúdos. Sabemos que a tendência humana aponta exactamente em sentido contrário. Para o nivelamento por baixo. Mas o “quanto-baste” não é o padrão de Deus. O próprio Deus, como vimos, dá o exemplo.
Em segundo lugar, importa saber o tipo de arte que a transmissão da Boa Nova requer. Como nota Scliar, as parábolas de Cristo são um exemplo de concisão. Têm as palavras necessárias, colocadas no sítio certo, não se dispersam em adornos balofos. Quer isto dizer que a arte cristã deve ser obrigatoriamente seca e minimalista? Com certeza que não. Quando o salmista incita “tudo o que tem fôlego” a louvar ao Senhor, está a afirmar, de forma clara, a multiplicidade de géneros e estilos. A questão reside, antes, na capacidade de depuração. Ou seja, uma vez retirado o invólucro artístico a mensagem permanece intacta e perceptível?
Para artistas e não artistas, a parábola bíblica é, ela própria, uma imagem do ideal de vivência cristã. Exigente e empenhada, na sua construção, simples e clara, no resultado final.
Pedro Leal