sexta-feira, março 05, 2004

--- --- ---
O CORREIO ANIMAL DO LEITOR

Estimado Boss,
Cá vai a minha resposta à sua reacção irónica.
1 - Foi pena não ter compreendido a distinção que eu quis fazer entre o que considero tolerância social e aprovação social. Em relação à homossexualidade a primeira é de abraçar enquanto a segunda é de rejeitar. É a minha opinião, e vale como tal. Mas tenho visto que você é duma intolerância total, chegando ao ponto de ser dogmático, no juízo que faz de pessoas que não concordam consigo. Concretizando: o Vilas.Boas pode ter ideias parvas e criminosas, mas tem direito a tê-las. Exerce um cargo público. Pois as ilações devem ser tiradas, sem risco das suas opiniões serem silenciadas. Avancemos!
2 – Você assume que o meu cabeleireiro é efeminado, mas eu nunca lhe dei tal informação. Na realidade, ele não o é. Ou seja você é um indivíduo pre-conceituoso. E da pior espécie, porque está a ter um preconceito em relação a outro homossexual. Não há um código de não agressão entre vocês?
3 – Falando em códigos. Achei interessante num dos postes mais intimistas que publicou, dizer que preferia que as “bichas efeminados desaparecessem” (ou qualquer coisa nesse sentido). Então mas os efeminados não são homossexuais, e como tal com direito a serem respeitados na sua personalidade. Travestis, transsexuais, bisexuais, “you name it”, todos devem ser integrados e não rejeitados. Mas você é duro com essa gente. Acaba por ter um discurso mais homofóbico (desculpe lá, não tenho o link para o site como você tem), do que eu.
4 – Depois diz a certa altura que você gosta doutros homens e por isso é homossexual. É homem! Tudo bem, o que me ultrapassa é saber o que faz de si essencialmente um homem (não estou a ser ofensivo). O que é que constitui o tecido do seu ser, da sua mentalidade e da sua sensibilidade, para você afirmar que “é homem”. Bem entendido, se você é homem, será homem em comparação com a mulher. Ou não? Ou acha que isso de ser homem e mulher é uma questão cultural, e nada tem a ver com a sexualidade. E, se tem a ver com a sexualidade, não haverá mesmo no casal homosexual, uma vertente feminina? Então, poderá ser possível ser-se homossexual muito ... mulher!
5 – Entretanto, mais recentemente você afirma (de forma dogmática outra vez) que “um homem dormir com outro homem é paixão”. Aceito. Todavia, penso que a paixão não pode ser o nosso teste aferidor da verdade. (E não me venha dizer que a verdade é relativa, porque você afirma categoricamente que “é paixão”. Para si isso é a verdade. Senão, o seu discurso passará a não fazer sentido.) Veja só: um pedófilo também pode dizer que é paixão dormir com uma criança de 9 anos; um canibal dirá que é por paixão que come pessoas; um bárbaro dirá que a paixão leva-o a bater na mulher; e o Bush dirá que é uma paixão invadir países. Ou seja, agir apenas no repelão da paixão é absurdo. Fico por aqui. Felicidades.
Animalescamente
Samuel Nunes