sexta-feira, janeiro 23, 2004

Uma das cruzes dos evangélicos é a virgindade. Eu carreguei-a até ao casamento. Mas não me passa pela cabeça ser apóstolo desse evangelho. Os pastores, receosos da liberdade libidinosa dos seus adolescentes, têm mais medo que sabedoria. Vendem margarina como manteiga. Comportamento como mandamento.
O cristianismo não trata de uma nova moralidade. Estivesse ele nessa competição e dificilmente teria lugar no podium. As asceses e cambalhotas orientais, alimentadas exclusivamente a verduras, há muito que o ocuparam meritoriamente. Os novos procuradores-gerais da ética perdida não entendem que se fosse esse o objectivo da mensagem evangélica ainda estaríamos a esta hora a tossir shaloms na sinagoga.
Adivinham-se autocolantes e pulseiras a purificar as tímidas volúpias dos protestantes púberes. Os pecados são perdoados no marketing do celibato altissonante. Esta anti-erótica basílica de S. Pedro está garantida com semelhante venda de indulgências.
Tão doentiamente obcecado com o sexo está aquele que se escandaliza com a abstinência quanto o que se crê mais puro por nunca ter penetrado. Para o púlpito o que é do púlpito. A castidade não é matéria de religião. Quando muito, de bom senso.
Tiago de Oliveira Cavaco