sexta-feira, janeiro 30, 2004

Os dois automóveis
No meu agregado familiar existem duas viaturas. Uma tem um peixinho colado atrás e outra não. Quando conduzo a primeira a minha prestação automobilística tem o mesmo grau de civismo de quando conduzo a segunda. O autocolante decora a traseira do carro, não transforma a ética do condutor.
A transmissão do evangelho usa sinais. O Messias fazia milagres. Os sinais não são o evangelho. Os milagres não eram o Messias.
Quando os evangélicos se preocupam com o seu lugar na sociedade concentram-se nos evangelizadores e não no evangelho. Na fé cristã o papel do agente é relevante mas não essencial. Entre outros exemplos possíveis, a Bíblia fala de homens, ventanias, nuvens de fumo, gotas de orvalho e burras enquanto meios de comunicar a salvação. Podemos gastar o tempo que quisermos a salientar as virtudes dos mecanismos. Mas o que interessa mesmo é o fim: a aliança que Deus quer estabelecer com o pecador.
Devemos poupar a nossa ansiedade sobre os pormenos técnicos do lugar dos evangélicos na sociedade. As pessoas bem educadas sabem que não é bonito passarem a vida a falar de si próprias. Falemos do que interessa. Deus nos ouça e os homens ainda mais.
Tiago de Oliveira Cavaco