sexta-feira, junho 11, 2004

O Mistério
O Sábio Salomão ficava espantado com o mistério do vôo da ave no céu e com os misteriosos caminhos dum homem com uma jovem. O último já não me surpreende, enquanto o primeiro ainda tem um fascínio para mim.
O que verdadeiramente me espanta é o mistério da Graça Quotidiana. Aquela que me aguça o meditar. Aquela que me faz aceitar os limites da minha dúbia humanidade. Aquela que me deslumbra com a amizade, os sonhos, a mesa, o romance. Aquela que me faz acreditar na Igreja. Não a Igreja instituição. Deixo essa para os "papa-cargos" da nossa praça. Mas aquela Graça revelada numa Igreja feita de tecido humano, feita gente. Onde se cultiva o espaço para errar, para sorrir, para ser. Os acontecimentos extraordinários e as frases bombásticas já não me seduzem. Abomino-as com uma determinação serena. Tranquilamente, abro os braço à rotina. Aquela rotina antecipada da Graça Quotidiana de Deus. Haverá aqui um mistério!?
Samuel Nunes